Abrir um comércio é certamente um desafio, e para conseguir obter sucesso nessa empreitada é preciso lidar com uma série de burocracias da forma correta. Além disso, é igualmente importante fazer um planejamento para dar início às suas atividades.
Neste texto, vamos entrar em detalhe sobre cada um dos passos importantes para abrir um comércio, desde a criação do seu CNPJ à definição de certas estratégias de negócios.
Quer virar um comerciante bem-sucedido? Leia com muita atenção as dicas que trouxemos logo abaixo e aprenda tudo que você precisa saber antes de abrir um comércio!
Tenha uma ótima leitura!
O primeiro passo para abrir um comércio com sucesso é planejar o nicho de mercado em que você irá atuar.
Para isso, é preciso analisar as tendências do mercado, a oferta e demanda que existe na sua região e a infraestrutura necessária para trabalhar com os produtos que você deseja vender.
Além disso, é preciso ter um cuidado especial ao desenvolver a sua marca, levando em conta os artigos vendidos, o público-alvo e a identificação que você deseja criar com o consumidor.
Um dos pontos mais importantes da parte do planejamento, antes de abrir um comércio, é encontrar um endereço físico ideal. Leve em conta as concorrentes que existem ao seu redor, o poder aquisitivo da população nos arredores e o custo de aluguel do imóvel em questão
Isso obviamente só deve ser uma preocupação caso você não pretenda criar um comércio virtual. Se este for o seu caso, porém, procure uma hospedagem confiável e um desenvolvedor de sites de qualidade para o seu e-commerce!
Antes de abrir um comércio, é preciso saber como será a sua estrutura societária. Pretende empreender sozinho ou em parceria com outras pessoas? Nesse caso, você deve escolher uma natureza jurídica. Veja as principais opções:
Além desses três tipos societários, é preciso também destacar o Microempreendedor Individual (MEI). Ainda que poupe você de praticamente todas as burocracias que vamos citar a seguir, o MEI não costuma ser muito vantajoso para comerciantes, dado o seu baixo limite de faturamento (R$ 6.750,00 por mês) e restrição a diversas atividades comerciais.
Agora que você já planejou a estrutura societária e física da sua empresa, é hora de colocá-la no papel e torná-la oficial. Neste caso, o primeiro passo para abrir um comércio é escrever o contrato social com ajuda de uma contabilidade.
Esse documento, que deve conter informações básicas sobre todos os sócios, deve ser entregue à Junta Comercial do seu estado. Essa entidade irá verificar a viabilidade da sua empresa em relação ao endereço físico e outros detalhes.
Tendo obtido o número de registro com a Junta Comercial, agora você deve fazer a consulta prévia e a coleta de dados pelo Portal Redesim, no site do Governo Federal. A partir daí, você pode preencher o documento de entrada e obter o seu CNPJ.
O CNPJ é o equivalente ao CPF de uma empresa, e é o número que identifica seu empreendimento para todos os efeitos. Você precisa dele para conseguir todas as autorizações para abrir as portas!
Existem duas inscrições que são essenciais para o funcionamento do seu comércio: a Inscrição Estadual e a Inscrição Municipal.
A estadual deve ser feita para viabilizar a sua emissão de notas fiscais eletrônicas, que também pode ser facilitada com a obtenção de um certificado digital.
A inscrição municipal, por outro lado, tem impacto para fins do recolhimento da Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos, para a obtenção do alvará de funcionamento e para fazer o cadastro do seu endereço físico no sistema de limpeza urbana, caso seja necessária alguma coleta especial.
Lembre-se também dos outros alvarás, que devem ser obtidos com o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária.
Veja também: Fluxo de caixa para comércio: como estruturar corretamente.
Esse processo todo que acabamos de destrinchar é extremamente importante, mas muito complexo, ao mesmo tempo.
Para evitar qualquer tipo de retrabalho e para se poupar de todas as dores de cabeça que podem ser acompanhadas de tanta burocracia, a melhor solução é contar com apoio especializado na abertura de empresas.
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