Uma das partes mais importantes da gestão de uma indústria é o pagamento de impostos. Empreendimentos do setor industrial devem estar sempre em dia com suas obrigações fiscais, para evitar problemas com o Fisco.
Mas você sabe quais são os impostos para indústria? Tem ideia de como é a incidência de cada um dos tributos? Essas são questões essenciais para qualquer empresário desse setor, e é preciso entendê-las para economizar o máximo possível com a pesada carga tributária brasileira.
Uma das melhores formas de se conseguir reduções legais nos impostos são os incentivos fiscais. Você, que é gestor de uma indústria, sabe quais são os benefícios para o segmento?
Se quer aprender mais a respeito, leia este artigo com muita atenção e aprenda tudo que precisa saber sobre a incidência dos impostos para a indústria! Tenha uma boa leitura!
A gestão de custos dentro de uma indústria é certamente muito atribulada e repleta de diferentes gastos que devem ser registrados e controlados. Uma das despesas que fazem parte da vida de todo empresário, porém, são os impostos.
Veja a seguir como é a incidência de impostos sobre a atividade econômica industrial:
Vale mencionar também a obrigação de recolher o INSS referente ao pagamento de salários e pró-labores, com valor de 8% a 11%, dependendo do salário do colaborador ou gestor. Além disso, todo empreendedor pode precisar pagar impostos como o IPVA (caso você tenha algum veículo na empresa) e o IPTU (referente ao seu imóvel).
Para saber como é a incidência do IPI sobre a produção da sua indústria, é preciso consultar a TIPI (Tabela do IPI) da Receita Federal, e entender a alíquota que se aplica aos seus produtos fabris.
Todo empresário deve estar atento aos princípios da elisão fiscal, que é a busca pela redução do impacto gerado pelos impostos em uma empresa, dentro dos conformes da lei.
Uma das principais formas de se conseguir uma diminuição nesse sentido, além do enquadramento em um regime tributário mais vantajoso, é a busca por benefícios fiscais. Felizmente, para as indústrias, existem muitos incentivos relacionados à tributação, que podem ajudar a reduzir custos.
Os benefícios fiscais são programas governamentais voltados para o fomento a certos segmentos econômicos em determinadas regiões. Seja por meio de créditos tributários, descontos ou isenções, o objetivo dessas ações é trazer empresas para a região em questão, seja ela um estado, grupo de estados, cidade ou um setor específico de um município.
Como dissemos, muitos dos benefícios fiscais para a indústria são oferecidos na esfera estadual ou municipal, então vale a pena ficar atento aos programas que existem ou podem surgir na sua região! Muitas prefeituras de cidades com pólo industrial importante oferecem isenção do IPTU, por exemplo.
Em todo caso, o Governo Federal também oferece diversos benefícios fiscais para a indústria, que podem ser encontrados no seu site. Veja algumas das principais formas pelas quais seu empreendimento industrial pode economizar com o pagamento de impostos:
Existem muitas adaptações que podem precisar ser feitas para que sua indústria se torne elegível a certos benefícios fiscais. A melhor forma de realizar essas mudanças necessárias e prospectar as possibilidades de incentivo tributário é contando com uma contabilidade especializada no setor industrial.
E isso você tem na OCG Contabilidade! Somos um escritório que trabalha em todas as frentes para assegurar que seu negócio está pagando os impostos corretamente, sem gastar um centavo a mais do que o necessário.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a gastar menos e lucrar mais!
Se quiser ler mais artigos como este, confira nosso blog ou siga as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas. Leia também: Controle de custos na indústria: como a contabilidade pode ajudar