O mercado brasileiro tem demonstrado novo fôlego, depois de dois longos anos de recessão pela Covid-19. É um momento decisivo em que o gerenciamento do negócio pode determinar o crescimento ou insucesso do empreendimento.
Estudos divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstram que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio registrou avanço pelo quarto mês consecutivo – sendo de 1,5% de junho para julho.
Entretanto, a expectativa dos comerciantes para o próximo trimestre perdeu força frente ao cenário econômico e político atuais, marcados por instabilidades. Isso coloca uma grande interrogação no final da frase quando o assunto é o futuro dos negócios no Brasil.
Mais do que nunca, planejar é essencial para o sucesso de seu comércio e a margem para erros é estreita. Seu negócio depende de uma gestão financeira bem elaborada.
Uma ferramenta essencial para este tipo de nicho são os relatórios gerenciais que reúnem dados de desempenho da empresa em várias frentes. Eles norteiam o empresário em tomadas de decisões mais acuradas.
Você já aplica esse método para avaliar se a saúde financeira de seu comércio vai bem?
Se a resposta é não, continue a leitura e confira como um contador experiente em seu segmento pode transformar as incertezas do momento em oportunidades lucrativas para sua empresa por meio da gestão financeira para o comércio.
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Em linhas gerais, gestão financeira são ações estratégicas com foco em análise, planejamento e controle em controle das atividades financeiras da empresa, em um processo que abarca toda a movimentação de capital do empreendimento.
Qualquer empreendimento que aspire crescer e se expandir no mercado precisa fazer uma gestão cuidadosa de suas finanças. Só assim, pode-se ter uma destinação inteligente do capital, carreando investimentos na direção certa e evitando projetos que não trarão lucros para o negócio.
Agora que você pôde compreender o que é a gestão financeira, que tal conferir a importância da elaboração de relatórios gerenciais para a sua empresa? Prossiga com sua leitura e tire suas dúvidas.
Um plano de ação é eficaz quando o gestor aplica estratégias que funcionam, e para ser assertivo, precisa ter mais do que um breve panorama do negócio: é necessário ter dados rigorosos sobre o que é investido e em quê, quais aplicações estão apresentando retorno e os respectivos percentuais de lucro.
É aqui que os relatórios gerenciais tomam protagonismo. São documentos baseados em análises de mercado, registros, estatísticas, cálculos complexos e dados dos investimentos e movimentação financeiras que, transformados em indicadores de fácil leitura, oferecem informações claras e objetivas das atividades da empresa.
Para que cumpram seu objetivo, precisam ser bem elaborados, confiáveis e estarem sempre atualizados. Não sabe como fazer? Separamos aqui alguns modelos para você.
Os tipos de relatórios são vários e é preciso fazer um estudo de caso para saber qual é o modelo que melhor se ajusta às necessidades de seu empreendimento.
É sempre importante ter em mente que são levantamentos complexos e demandam tempo para serem confeccionados.
Por isso, para serem eficazes, precisam ser precedidos por estudos bem feitos nos sentido de identificar pontos estratégicos de ações para o momento que sua empresa atravessa.
Os relatórios gerenciais monitoram diferentes frentes e podem ser classificados por diferentes indicadores. Eles são conceituados em:
Agora que você já conhece todos os segmentos nos quais você pode aplicar esta metodologia para análise de desempenho de seu estabelecimento, o caminho é reunir-se com seus gestores para analisar quais são relevantes para seu negócio.
Lembre-se que relatórios gerenciais podem ser utilizados para fomento de estratégias de curto, médio e longo prazo. Os formatos são muito flexíveis e devem se enquadrar na linguagem de sua equipe, do seu cliente e do tipo de mercado que sua empresa atende.
Agora que você já entendeu os fundamentos para criar um bom relatório, confira como eles irão contribuir para melhorar resultados para seu negócio.
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Com bons indicadores, fica muito mais fácil ter uma visão clara de quais ações devem ser tomadas na hora de tornar seu comércio mais atrativo, não é mesmo?
Você precisa de uma repaginada no seu espaço físico, ou precisa investir num departamento de sucesso do cliente? Precisa de investimento em capital humano, ou inovar na oferta de produtos? Confie em seus indicadores na hora de investir.
Além de lhe dar mais segurança na hora de decidir, você sente também impactos positivos de fora para dentro quando investe em relatórios gerenciais especializados para o comércio. Confira a seguir algumas vantagens que ressaltam a sua importância:
Ninguém quer perder dinheiro. Na hora de depositar confiança no seu empreendimento, investidores querem ter a certeza de que você administra bem suas finanças.
Apresentar relatórios financeiros transparentes, bem elaborados e atualizados vão garantir muito mais credibilidade ao seu negócio. Não vá mostrar planilhas de três anos anteriores, combinado?
Tendo uma visão clara do desempenho de seu negócio, você ganha em segurança e competitividade. Estabelecer preços de maneira coesa fará você deslanchar nas vendas, além de não perder o timing na hora de definir um preço mais elevado quando o seu produto for detiver um bom diferencial.
Relatórios gerenciais permitem uma antecipação de cenários muito mais precisa, pois se baseia em dados. A partir da elaboração de estatísticas, você poderá prever oscilações de mercado, e criar ações sob medida para que sua empresa se sobressaia frente a cada projeção.
Ainda não sabe como aplicar relatórios gerenciais em seu comércio? Conte com a ajuda de uma assessoria contábil especializada!
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