O Rio de Janeiro é uma cidade muito procurada por empreendedores de todo o país. Com um PIB diversificado e uma densidade demográfica alta, a procura por comércios de todos os tipos atrai a atenção de empresários.
Para se ter uma ideia, neste ano de 2022, o estado do Rio de Janeiro bateu um recorde histórico desde o início de sua existência, há 214 anos: no primeiro semestre, 34.665 empresas foram registradas.
Por isso, neste texto vamos falar sobre um assunto muito procurado: os procedimentos necessários para que se possa abrir uma empresa no Rio de Janeiro.
Assim, se você tem alguma dúvida sobre este processo, continue na leitura deste artigo conosco. Nossos especialistas têm excelentes dicas para que você possa dar início ao seu negócio!
Então, para que possamos iniciar a discussão sobre como abrir uma empresa no Rio de Janeiro, vamos começar com o que será necessário antes dos próprios procedimentos burocráticos, ou seja, aqueles em que se deve estar em contato com os órgãos públicos.
Acompanhe, então, os primeiros passos para que se possa abrir uma empresa no Rio de Janeiro conosco abaixo:
Para que uma empresa seja aberta é necessário reunir o Capital Social do empreendimento. Esta cifra ficará registrada no Contrato Social da empresa e por isso é importante que seja bem considerada.
O Capital Social define também a participação dos sócios no empreendimento, caso existam. Ainda assim, essas informações podem ser alteradas depois, mas é importante ficar atento para que se possa ter um caixa preparado para o início empresarial.
Aqui entra uma variável constantemente desconsiderada, o que gera prejuízo a muitos empreendedores. É importante que se estude o mercado de atuação e saiba seus pontos positivos e negativos.
Por isso, mãos à obra! Se você quer ter sucesso no mercado em que irá atuar, estude muito!
Esta também é uma dica muito indicada por empreendedores mais experientes. A junção dos patrimônios pode parecer interessante em um primeiro momento, mas não deve ser feita, porque pode acarretar muitos erros no futuro.
Por isso, tenha sempre essa separação entre o seu patrimônio e o patrimônio da empresa. Desta forma o seu capital estará seguro caso haja obstáculos pelo caminho.
Leia também: Vale a pena contratar uma consultoria especializada para a minha empresa?
Agora, as decisões passam a envolver a Junta Comercial e os órgãos responsáveis pela abertura de uma empresa no Rio de Janeiro. Acompanhe conosco os passos:
A abertura empresarial é iniciada pelo Pedido de Viabilidade, que pode ser feito pela internet por meio do Sistema Regin da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro – Jucerja.
Neste procedimento já é preciso estar definida a natureza jurídica, o endereço, o CNAE e a área em que a empresa irá atuar. O capital social e o nome dos sócios também devem ser informados. Abaixo, vamos falar sobre essas informações. Acompanhe!
A natureza jurídica é o modelo que constitui uma empresa. É a partir dela que um empreendimento aplica suas regras internas trabalhistas e fiscais. São várias possibilidades disponibilizadas pela legislação brasileira. Algumas delas são:
Além disso, é preciso definir o Regime Tributário, que rege a maneira como uma empresa se comporta frente ao Fisco. Os modelos disponíveis são:
E o CNAE, que classifica as atividades desenvolvidas pelo empreendimento com base na tabela de Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Leia também: Terceirização financeira como solução para tirar a empresa do vermelho.
Chegamos agora à identidade empresarial: o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. O CNPJ deve ser emitido por meio da Secretaria da Receita Federal e, como todos os outros passos, é possível contar com a ajuda da tecnologia para tornar o processo menos burocrático.
O documento, então, pode ser emitido pelo Portal Redesim, do Governo Federal. É importante destacar que esses procedimentos podem oferecer desafios consideráveis a um empreendedor iniciante. Por isso, conte sempre com o apoio de um profissional da área para contribuir com sua abertura empresarial.
Com esse apoio, você pode economizar muito tempo e dinheiro pelo caminho.
Após fazer as inscrições burocráticas necessárias, é preciso pedir o alvará de funcionamento à vigilância sanitária e ao corpo de bombeiros. Essas autorizações são relativamente simples e podem ser feitas pela internet.
Após conseguir passar por toda a parte burocrática e emitir os alvarás, é importante que você cadastre o seu negócio na Caixa. Vamos falar sobre isso a seguir. Acompanhe conosco!
Leia também: Planejamento Tributário 2023: dicas essenciais para o sucesso.
Com todos os documentos em mãos, é importante fazer o cadastro na Caixa Econômica Federal. Isso possibilita o depósito do FGTS, além de permitir à empresa a participação em licitações públicas e a troca comercial com órgãos do governo.
Por isso, frente a todas essas questões envolvidas em uma abertura empresarial, o desafio pode ser grande. Mesmo assim, com o apoio correto, você terá sucesso em seu início no empreendedorismo. Mãos à obra e o resultado esperado virá!
Leia também: Abrir um negócio próprio: aprenda as melhores dicas.
Agora que você sabe como abrir uma empresa no Rio de Janeiro, conte com o apoio da OCG Contabilidade para contribuir com sua empresa durante todo o processo!
Em mais de 50 anos de mercado, trabalhamos para que seu negócio possa crescer com responsabilidade e autonomia. Estamos sempre em busca de soluções que visem o aperfeiçoamento de pessoas e organizações, garantindo, assim, o seu sucesso.
Por isso, entre em contato conosco e saiba como os nossos serviços contábeis podem resolver suas principais necessidades!
E, se você gostou deste artigo, acesse nosso blog e leia mais textos sobre questões relacionadas à área tributária.
Siga também as redes sociais da OGC Contabilidade e acompanhe o que acontece por aqui!