Abrir o próprio negócio, empreender e ter sucesso é o desejo de mais de 50 milhões de brasileiros.
Entretanto, esse é um processo que exige muito cuidado, planejamento prévio e assessoria especializada, para garantir o sucesso do negócio. Entender bem o mercado em que se deseja estabelecer é muito importante para que você tenha mais possibilidades de lucro no mercado.
Sendo assim, com o segundo maior PIB do Brasil e com cerca de 6 milhões de habitantes, a cidade do Rio de Janeiro sempre atrai investidores e empresários. No entanto, o processo de regularização não é fácil, pois envolve uma série de passos burocráticos, que podem tornar o empreendedor inseguro.
Pensando nessa dificuldade de empresários e gestores, nosso time de especialistas preparou esse artigo para que você saiba como fazer a abertura de CNPJ no Rio de Janeiro.
Tenha uma boa leitura!
Antes de saber mais sobre a abertura de empresa no Rio de Janeiro é determinante para o futuro do negócio conhecer mais a respeito do seu mercado.
Isso porque, o seu grau de conhecimento e experiência na área pode ser determinante para o seu sucesso operacional. Ou seja, é determinante que se tenha o conhecimento necessário para lidar bem com as atividades do dia a dia.
Uma dica para quem deseja entrar em um mercado do qual não possui experiência é ter ao seu lado um sócio com experiência na área.
Além disso, para que uma empresa funcione corretamente o financeiro é fundamental. Para que se tenha um controle mais apurado de seus gastos, a separação entre o seu dinheiro e o da empresa, é fundamental para garantir uma boa gestão financeira.
Um erro muito comum de empresários e gestores ao fazer abertura de CNPJ no Rio de Janeiro, é não utilizar do seu número de Pessoa Jurídica para abrir uma conta bancária empresarial.
Dessa forma, os seus gastos com a empresa e os pessoais se misturam. Assim, para que você tenha uma boa saúde financeira, esse processo é importante. Visto que os lucros da empresa podem ficar prejudicados, bem como o processo de controle de custos.
Agora que você já sabe algumas dicas para abrir uma empresa, veja a seguir como é feito o processo de abertura de CNPJ no Rio de Janeiro.
Leia Mais: Pessoa física ou Jurídica: o que é melhor para engenheiros e arquitetos?.
Vale ressaltar que para mais assertividade no processo de abertura de CNPJ no Rio de Janeiro, o suporte de uma contabilidade é fundamental para garantir que todos os processos estão sendo feito de modo correto, confira:
O primeiro passo para que você faça a abertura de seu CNPJ, é separar os documentos necessários para tal.
Assim, para abrir empresa no Rio de Janeiro, o primeiro passo é separar os documentos dos sócios, que são:
Ainda, caso você tenha uma empresa que possui uma sede fixa, também deverão ser separados uma série de documentos em relação ao local, como:
Esses documentos serão necessários para elaborar alguns documentos importantes como o contrato social, e registros nos órgãos governamentais.
Ainda, será preciso elaborar o contrato social, que é documento que tem como principal objetivo formalizar o processo de abertura de empresa perante ao governo. Não à toa ele é considerado a certidão de nascimento da empresa.
O contrato social tem uma série de informações dos sócios e cláusulas da empresa, inclusive a sua natureza jurídica, que irá definir qual a estrutura societária do negócio. Algumas das principais naturezas são:
Com o contrato social elaborado e registrado, já é possível fazer a emissão do seu CNPJ. Esse é um processo que pode ser feito de forma completamente digital, por meio do Portal Redesim.
Outro passo muito importante para que você consiga fazer a abertura de CNPJ no Rio de Janeiro é a escolha do regime tributário.
O regime tributário de uma empresa define como será feito o recolhimento de impostos no seu negócio. Sendo assim, ele é determinante para evitar que se pague mais impostos que o necessário.
Por isso, na hora de atuar como Pessoa Jurídica no Rio de Janeiro, será preciso escolher dentre as três principais naturezas jurídicas do país:
Para que o processo de abertura seja finalizado, é preciso que se passe pelo processo de obtenção de uma série de licenças, vistos e alvarás.
Para isso, alguns processos como:
Agora que você já sabe como fazer a abertura de CNPJ no Rio de Janeiro, conte com o suporte da OCG Contabilidade!
Somos uma empresa contábil que possui mais de 60 anos de atuação no Rio de Janeiro, e que por essa razão, possui a expertise necessária para te auxiliar na abertura de empresa de modo assertivo.
Fale conosco e conheça nossas soluções! Achou o conteúdo interessante e quer saber mais? Confira nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como esse.
Acesse nosso blog: Como escolher o regime tributário do seu depósito de materiais de construção?