A gestão financeira é parte importante do dia a dia de um comércio. Entre todas as operações que envolvem essa parte da vida de um empreendedor, o controle do fluxo de caixa é uma das principais.
Esse mecanismo é tão importante para as finanças de uma empresa porque é justamente a forma ideal de se monitorar as transações realizadas pelo gestor. No entanto, para criar um controle de fluxo de caixa para comércio que funcione de forma eficiente, é preciso saber implementá-lo da forma certa.
Quer aprender mais sobre esse importante mecanismo de gestão financeira e como estruturar corretamente o controle do capital de giro do seu empreendimento? Leia atentamente este conteúdo que preparamos e veja tudo que você precisa saber a respeito!
Tenha uma ótima leitura!
Fluxo de caixa é o nome dado ao registro de todas as entradas e saídas que ocorrem na conta da empresa. Essa ferramenta é uma das mais básicas noções de controle financeiro que existem no mundo empresarial, porque é uma forma simples e eficaz pela qual o empreendedor pode diagnosticar o desempenho do seu negócio.
Para que a gestão do fluxo de caixa funcione corretamente e um empresário consiga ter uma noção nítida de como anda o dinheiro da empresa, é preciso registrar absolutamente tudo. Um controle de capital que deixa passar algumas transações realizadas não transmite segurança ao gestor.
O objetivo central desse mecanismo, além de servir como “termômetro” das finanças, é cumprir o papel de registro formal das transações. Isso ajuda a contabilizar as despesas e identificar quais são as principais fontes de receita do seu comércio.
Já tendo em mente o conceito de fluxo de caixa como mecanismo de controle financeiro, é preciso agora compreender a sua importância. Essa planilha (ou conjunto de planilhas) deve ser levada a sério no dia a dia do seu comércio, e vamos explicar o porquê.
Primeiramente, todo comerciante deve tomar decisões ao longo da sua vida como empresário, e algumas delas podem ser boas, outras nem tanto. O fluxo de caixa para comércio, enquanto ferramenta de avaliação de desempenho, ajuda você a tomar decisões melhores, permitindo que seu negócio tenha mais chances de sucesso.
O lucro é o objetivo central de qualquer atividade comercial. Para maximizá-lo, é preciso encontrar formas de aumentar o faturamento, reduzir custos e a melhor maneira de avaliar suas possibilidades nesse sentido é monitorando seu capital de giro.
Em estabelecimentos do setor de comércio, o controle do capital de giro cumpre um papel ainda mais importante, já que empresas desse meio tendem a ter um fluxo intenso de transações.
Por isso, é essencial estruturar corretamente o seu fluxo de caixa. Conheça os passos para implementar essa ferramenta na sua empresa e conseguir diagnosticar o desempenho do seu negócio diariamente!
A forma mais proveitosa de se implementar um mecanismo de controle financeiro dessa importância é contando com apoio de um profissional especializado. Seja para o fluxo de caixa, para a criação de um plano orçamentário ou de um planejamento tributário, a OCG Contabilidade tem o que você precisa!
Somos uma referência no mercado contábil, com mais de 50 anos de experiência. Entregamos serviços com rapidez e eficiência, somados a um atendimento humanizado e personalizado. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu comércio a prosperar e obter resultados mais positivos!
Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas de gestão financeira, e confira também o nosso blog de artigos.
Continue lendo: Contabilidade para comércio no Rio de Janeiro – RJ: conheça as soluções da OCG Contabilidade