A vida empresarial dos profissionais que atuam no setor de prestação de serviços não é nada fácil, especialmente quando falamos daqueles que atuam como pessoa jurídica (PJ). Apesar disso, existem várias soluções que podem ajudar a simplificar as tarefas burocráticas desses empreendedores, e uma delas é a assessoria contábil.
O cotidiano de quem opta por criar seu próprio negócio é repleto de funções bem detalhadas. Para lidar com isso da maneira mais tranquila possível e ainda ter tempo para focar na sua atividade-fim, o apoio de contadores acaba sendo fundamental.
Ainda que seja uma proposta complexa, a pejotização pode ser muito vantajosa para os profissionais de serviços, mas muitos hesitam em passar pelo processo de formalização, temendo que seja muito burocrático.
Mas você sabia que a assessoria contábil para prestadores de serviços também oferece apoio no processo de legalização de empresas? Se quer entender melhor sobre isso, leia com bastante atenção este conteúdo que preparamos!
A assessoria contábil para prestadores de serviços é uma solução especializada voltada para otimizar uma série de tarefas fiscais e financeiras com as quais os profissionais desse setor têm que lidar.
Ao contrário do que muitos pensam, porém, esse apoio vai além do pagamento de impostos e emissão de folhas de pagamento. Com o apoio de um assessor de contabilidade, sua empresa também ganha capacidade de planejar mudanças, estabelecer estratégias e definir planos de ação.
A contabilidade é uma área de conhecimento ligada a todos os pontos importantes da gestão de um negócio. Portanto, se você precisa de auxílio com a parte financeira ou na tomada de decisões, um contador pode ser o diferencial que você precisa.
A assessoria contábil também pode auxiliar bastante os prestadores de serviços que atuam como pessoa física (autônomos). Isso porque esses profissionais devem fazer o registro de livro-caixa, e também pagar o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
A não adequação a essas obrigações pode trazer consequências muito negativas para o seu negócio, o que apenas ressalta a importância desse serviço contábil na busca por manter uma empresa em situação regular.
Entenda agora como funciona a atuação de um contador na legalização da sua empresa!
Seja para prestadores de serviços que já possuem um CNPJ ou para os que desejam entrar nessa modalidade de negócios, a legalização da sua empresa é extremamente benéfica. No entanto, é preciso entender por que a melhor opção é atravessar esse processo com apoio de uma assessoria contábil.
O principal benefício da pejotização é a redução na carga total de impostos. Enquanto uma pessoa física pode ter até 27,5% do seu rendimento subtraído pelo Imposto de Renda de Pessoa Fìsica (IRPF), uma microempresa de serviços tem uma carga total de impostos de 4,5% a 18% caso opte pelo Simples Nacional.
Fazendo os devidos ajustes contábeis, é possível adotar as faixas menores dessas alíquotas e ter uma subtração significativamente menor também no IRPF. Isso ocorre porque a distribuição de lucros de uma empresa não sofre incidência do “Leão”, enquanto apenas o pró-labore está sujeito a essa tributação.
Apesar disso, o prestador de serviços que opta por atuar como PJ deve estar atento à complexa carga de impostos que incide sobre os empresários brasileiros. Ela pode ser menos onerosa do que para a pessoa física, mas requer muito cuidado! Por isso, contar com o apoio de uma assessoria contábil é essencial!
Você pode estar se perguntando: mas o que torna a participação de uma assessoria contábil tão necessária dentro de uma empresa de serviços? É bem simples explicar isso!
Como os impostos de uma pessoa jurídica são calculados sobre sua receita ou sobre seu lucro (dependendo do regime tributário escolhido), a Receita Federal precisa averiguar se a empresa está pagando a quantidade certa em relação a quanto ela ganha.
A comprovação desses ganhos e do pagamento correto dos impostos são o que chamamos de obrigações fiscais acessórias. Para fazê-las corretamente, qualquer PJ precisa contratar um contador.
A única exceção a essa regra entre os prestadores de serviços é o Microempreendedor Individual (MEI). Nessa natureza jurídica, a guia de impostos segue um valor fixo de R$ 65,60 (para quem deve o ISS) ou R$ 66,60 (para quem sofre incidência tanto do ISS quanto do ICMS).
A OCG Contabilidade é uma referência em assessoria contábil, trabalhando com prestadores de serviços há mais de 50 anos. Nosso objetivo é tornar mais tranquila a vida de nossos clientes, assumindo as funções mais burocráticas e permitindo que eles foquem em sua atividade central.
Além da legalização de empresas, oferecemos também soluções em gestão de pessoas, gestão tributária e também na parte financeira do seu negócio. Ajudamos com a implementação de ferramentas de controle e também na elaboração de planejamentos e estratégias.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços contábeis. Assim, podemos estipular um plano de ação para atender às principais necessidades da sua empresa!
Aproveite também para visitar o nosso blog, onde você pode ler novos artigos como este! Além disso, siga as nossas redes sociais ou continue lendo: Declaração de Imposto de Renda para prestadores de serviços: conheça as soluções da OCG Contabilidade.